Um pouco mais sobre o Girassol

O girassol se trata de uma planta que teve origem na América do Norte. Helianthus annus é seu nome científico, e significa “flor do sol”.  Esta planta tem a característica de ser heliotrópica, em outras palavras, ela gira o caule sempre se posicionando em direção ao sol.

Seu caule pode chegar até 3 metros de altura, enquanto a flor de girassol, muito admirada por milhares de pessoas, pode apresentar a coloração amarelo ouro ou alaranjado.

Muitas pessoas acham que o girassol é apenas uma planta bonita, porém ela pode ter várias outras finalidades, e caso você queira, pode cultiva-la em sua própria casa. Quer saber mais sobre o girassol? Continue a leitura no artigo.

Curiosidades sobre o girassol

Assim como as orquídeas, o girassol não é apenas uma planta exuberante para enfeitar o seu jardim, mas também possui outras utilidades. É por esse motivo que muitos produtores, cultivam o girassol para alimentação de pássaros, produzir óleo de cozinha e biodiesel.

Além disso, é muito usado para fabricação de lubrificantes e sabonetes, e não apenas isso, a fibra contida no caule da planta pode ser utilizada na produção de papel, você sabia?

Quem é que nunca se encantou ao admirar um lindo girassol num dia ensolarado e conseguiu sentir boas energias? Pois é, a planta é símbolo de entusiasmo, vitalidade, lealdade, calor e reflete as energias positivas do sol.

Por todas essas características é que esta planta é muito procurada para ornamentação, usada ainda em técnicas Feng Shui, devido as suas características relacionadas ao sol. Diz a lenda que o girassol é capaz de trazer boas vibrações, sorte, poder e fama.

Se você é crente nesta lenda, por que não cultivar o seu próprio girassol e atrair boas energias? A flor pode ser plantada na terra ou mesmo em um vaso,  é ideias para regiões que apresentam o clima mais quente, pois ele pode tolerar até 40ºC.

É preciso regar a planta com frequência, para que o solo esteja sempre úmido, porém não encharcado. A junção correta entre a drenagem, a riqueza da matéria orgânica a profundidade são a combinação que farão com que o girassol se desenvolva de maneira saudável e forte.

As sementes de girassol costumam germinar em uma ou duas semanas, e apesar de serem fáceis de cultivar, precisam de alguns cuidados especiais, como por exemplo, cortar as mudas com má formação ou fracas durante o crescimento.

A planta deve estar disposta num local ensolarado, em direção ao sol, e é preciso ficar atento com chuva em excesso ou mesmo sombra frequente, pois esses fatores climáticos podem interferir no desenvolvimento do girassol.

Seja pela beleza da planta ou pela crença em suas inúmeras lendas, a flor de girassol garante seu destaque e beleza em qualquer decoração de interiores ou jardins.

Gostou do artigo sobre girassol? Que tal compartilhar em suas redes sociais para que outras pessoas possam aprender mais sobre essa linda planta? Caso tenha restado alguma dúvida, não deixe de nos questionar nos comentários para que possamos esclarece-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *